EQUIPE



ATORES

Samuel Altivo Campos tem 13 anos e é da cidade de São Tiago, Minas Gerais. Atualmente está no oitavo ano do ensino fundamental. O Orelha é seu primeiro filme, porém acumula experiências como ator em peças teatrais apresentada na cidade desde 2011.

Contato: samuelcampos99@hotmail.com




Marco Nepomuceno começou sua trajetória em Teatro em 2002, quando ingressou no extinto curso "Artes Cênicas - Aperfeiçoamento do Comunicador" realizado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Após a conclusão deste, ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde concluiu a Licenciatura em Teatro. Desde então se dedica ao estudo do Teatro Épico. Dentre outros trabalhos, atuou entre 2005 e 2008 com a Companhia Lúdica dos Atores em suas investigações shakespeareanas, onde foi convidado a participar dos espetáculos "Trabalhos de Amor Perdidos" de William Shakespeare e "Hamlet em 15 minutos", adaptação de Tom Sttopard ao texto original, ambos com direção de Marcos Vogel.
Como ator-bonequeiro, participou do espetáculo "Matias e o Bolo de Morango", com direção de Hector Caro na La Coperacha/Brasil (MEX/BRA).
Como Ator/Locutor/Dublador, tudo junto ao mesmo tempo em cena, participou da cena curta "Acontecia em 1950", com a qual a Cia Duplos (BH/MG) percorreu diversos festivais pelo Brasil, sendo inclusive indicada e vencedora de prêmios como Júri Popular e Melhor Cena.
Tem realizado trabalhos em projetos como o Orelha de Van Gogh, onde interpréta a voz do Pai e do freguês da mercearia; e também para estúdios como VOX Mundi (SP), DPN (SP), dentre outros.
Recentemente tem participado da terceira temporada da série N.Y. Ink, onde dubla um tatuador brasileiro, Rodrigo Canteras. Completamente entregue à uma arte de poderes transformadores, e portanto tão marginalizada, busca o oficio como um caminho de crescimento.
Marco é também editor de áudio e vídeo.

Contato: nepomarco@gmail.com


Leandro Silva Acácio é mestre em Artes/Teatro pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com ênfase na pesquisa sobre performatividade, teatralidade e teatro performativo (2011). Graduado em Licenciatura em Educação Artística/Música na Universidade Estadual de Minas Gerais/ ESMU – UEMG (2007). Integrou o Grupo Oficcina Multimédia, dirigido por Ione de Medeiros de 1997 a 2007. Desde 2011 é pesquisador do Obscena –Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica (BH/MG). Possui trajetória no ensino em artes em instituições públicas, privadas e projetos sócio-culturais. Atualmente é professor de educação musical e teatral na Fundação Torino (Nova Lima/MG) e de teatro no Galpão Cine Horto.
Leandro interpreta no filme Orelha de Van Gogh o personagem Souza.

Contato: leandrosilvaacacio@gmail.com



DIREÇÃO, DIREÇÃO DE ARTE E PRODUÇÃO:


Thiago Franco Ribeiro tem 28 anos, é profissional Independente de Cinema e Vídeo, Animador, Ilustrador, Designer e Artista Plástico.
Formado em Cinema de animação pela Escola de Belas Artes da UFMG, em 2007. Mestrado pela UFMG em 2009, com a dissertação Tecnologia de animação em stop-motion através da história, linha de pesquisa em Arte e Tecnologia da Imagem em Movimento.
Em 2008 e 2009 é professor de audiovisual do Centro Pedagógico da UFMG. Em janeiro de 2010 trabalha como animador no longa As Aventuras do Avião vermelho, direção de José Maia e Frederico Pinto, em Porto Alegre – RS.
Em 2011 torna-se fotógrafo residente do grupo de Obscena Agrupamento – grupo independente de pesquisa cênica, em Belo Horizonte.
Em 2012 trabalha como assistente de direção de arte no longa-metragem Nimuendaju, direção de Tânia Anaya, em Belo Horizonte.
Em 2012, até a data atual trabalha com Concept Design e animação no longa-metragem documental Pipiripau – O Mundo de Raimundo, direção de Aluísio Salles Junior, em Belo Horizonte.
Atualmente é diretor, ilustrador cenarista e animador no curta-metragem A Orelha de Van Gogh, com apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte, onde é o próprio empreendedor.
Atualmente trabalha como designer e ilustrador, atuando no mercado de publicidade como freelancer, desenvolvendo storyboard e ilustrações para revistas, editoras, agências de propaganda e Internet, além de freelancer como fotógrafo.
Trabalha como artista 2D e ilustrador na empresa de Games Ilusis Interactive Graphics, na cidade de Belo Horizonte, desde 2013.

Site pessoal:
http://estaticasinmovimento.blogspot.com/


ROTEIRO:


Cris Lima é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG e Bacharel em Radialismo também pela UFMG, com Formação Complementar em Música pela Fundação de Educação Artística (FEA).
É integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil e do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.
Atuou como professora tanto de Música quanto de Comunicação. 
No doutorado, se dedica ao estudo dos componentes sonoros da escritura do documentário.
É também cantora e violonista em grupos de música popular.
Integra o projeto Serelepe, que se dedica à música para crianças, desde 2005, realizando programas para a Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, ministrando oficinas e se apresentando com o espetáculo cênico-musical "Locotoco".

Site e contatos:
contatodacris.blogspot.com
crislima1@yahoo.com.br



Glauciene Lara é roteirista do curta de animação A orelha de Van Gogh, junto com Cristiane Lima e Marcelo Bassoli.
Graduou-se em Comunicação pela UFMG.
Trabalhou na produção de diversos curtas como Chuva nos telhados antigos, de Rafael Conde, Outono, de Pablo Lobato, Ou à noite incompleta (autoria coletiva), e de vídeos institucionais dirigidos por Helvécio Ratton e Rodrigo Minelli.
Também dividiu com Bárbara Schall a Direção de Arte do curta de animação Crisálidas, dirigido por Fernando Mendes, e premiado em sete festivais, inclusive com o prêmio de Melhor Arte, na Mostra 14 Bis de Vídeo Universitário 2006.
Atuou ainda como 3ª assistente de direção do longa Fronteira, de Rafael Conde, e como assistente de direção e produção do curta Deshabitación, dirigido por Ludmila Bollati, em Córdoba, Argentina.
Trabalhou na elaboração, formatação, acompanhamento de projetos e produção cultural no Santa Rosa Bureau Cultural, empresa dirigida por Eleonora Santa Rosa.
Atualmente, é repórter e editora da TV Senado e faz Mestrado em Políticas de Comunicação e Cultura na Universidade de Brasília.



Marcelo Bassoli Campos é artista digital, compositor e editor finalizador.
Trabalhou por mais de cinco anos como editor finalizador na Rede Minas, além de ter atuado como finalizador na Tutano filmes e ter prestado serviço em outras empresas de audiovisual.
Lecionou a disciplina Tópicos de Computação gráfica da Pós graduação em Pós produção para cinema, vídeo e novas mídias daUNA e como professor em um curso de extensão da UNA em composição digital.
Atualmente trabalha com composição digital na RTT - Real Time Technology.
Marcelo é graduado em Publicidade pela UFMG, especialista em pós-produção pela UNA e em Efeitos Visuais pela Lost Boys Learning.

DIREÇÃO DE ANIMAÇÃO:


Marco Túlio Ramos Vieira é formado em Artes Visuais, com habilitação em Cinema de Animação, pela UFMG. Diretor do filme “Mais Valia” (2011).
Já trabalhou em projetos como o Espaço do Conhecimento TIM/UFMG; Crônicas Animadas, onde lecionou animação em duas oficinas. Trabalhou em diversos filmes independentes.Foi animador no longa-metragem As Aventuras do Avião vermelho, em Porto Alegre, 2011.
Contatos:
http://www.youtube.com/user/Marcobrasleiro?feature=mhee
http://macaco2013.tumblr.com/
https://soundcloud.com/variochroma



MÚSICOS


Ana Roberta Rezende, iniciou seus estudos no Conservatório Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira, Pouso Alegre-MG, onde estudou Flauta doce e Flauta transversal.
Como flautista doce e transversal, participou de vários festivais com professores renomados. Já foi integrante de orquestras, grupos de música antiga e coro, onde se apresentou por várias cidades do Brasil.
É formada em Música/Licenciatura pela UFMG. Atualmente trabalha como professora de música e é integrante da Orquestra 415 de Música Antiga e do Grupo Arandela de Música Barroca.

Contato:
anarockbertarezende@gmail.com


Daniel Guedes foi aluno de Sérgio Pererê pela Associação Cultural Tambolelê desde 2001, vencedor do Prêmio BDMG Instrumental em 2011, Daniel Guedes vem dividindo desde então o palco com diversos grupos musicais e artistas: Juarez Moreira, Celso Moreira, Dudu Braga, Cléber Alves, Sérgio Pererê, Aloísio Horta, Márcio Bahia, Titane, Grupo Tambolelê, Bantuquerê, Zal Sissolko (Senegal), Djumbai Jazz (Guiné Bissau), Ceumar, Trio Lampião, Baião Caçula, Éverton Coroné, Bicho de Pé, Aline Frazão (Portugal) , Luso Baião (Portugal), Raquel Coutinho, Play Gerson, Sérginho Silva, Leonardo Brasilino, Márcio Bahia, André Siqueira, Adriano Campagnani, Thiago Delegado, Aloizio Horta, Rogério Delayon, Ivan Corrêa, Maurício Tizumba, Thiago Corrêa, Alexandre Maionese entre outros...
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:
2002: participou da construção da trilha sonora do espetáculo: “Ubú Rei” do Grupo Teatro Kabana com direção de Amaury Borges.
2005:Participou do projeto ''Rosa dos Ventos'' que resultou no primeiro trabalho do grupo intitulado ''Exercício No1'', com direção do dramaturgo João das Neves e direção musical de Sérgio Pererê e Titane.
Participou da gravação do álbum do músico, instrumentista, ator e compositor: Sérgio Pererê “Linha de Estrelas'”.
2007: Participou da gravação do Cd do Grupo Coco Ouricuri em 2007.
2008: Participou do projeto “Titane e o Campo das Vertentes”, primeiro show no Palácio das Artes, que resultou em 2012 na gravação ao vivo do DVD do projeto.
2009: Participou da 10a Edição do Cenas Curtas, no Galpão Cine Horto com a cena curta “Corpo Fechado” com direção de Ricardo Gomes.
Participou do projeto “As Bacantes: Música para ser vista“ no período de 2009/2011, que resultou no espetáculo cênico musical “!EVOÉ Música para ser vista” executado pelo Grupo GIRAU com direção musical de Ronaldo Cadeu e direção artística de Cristiano Peixoto.
2010:Participou com o Grupo Tambolelê no evento Expo-Shangai, China.
2011:Participou com o Grupo Cappella em Trio, no Festival Musica del Mundo, Equador (Quito).
Participou da gravação do álbum “Serafim” do músico Sérgio Perêrê.
2012: Participou da construção da trilha sonora do espetáculo: ''Oratório - A saga de Dom Quixote e Sancho Pança”, direção de Paula Manata do Grupo Armatrux, com o roteiro de Eid Ribeiro.
2013: Participou do show “Labidumba”, juntamente com Bill Lucas, Raquel Coutinho e Sérgio Pererê no festival Colours of Percussion, Áustria ( Freistadt).
2014: Participação com “Éverton Coroné Trio” no Festival Baião in Lisboa e turnê em: Oslo (Noruega), Berlin (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Zurick (Suiça).
Preparador rítmico do espetáculo: “Madame Satã”, direção João das Neves e Rodrigo Jerônimo. Oficinão Galpão Cine Horto 2014.
2015: Participou do espetáculo Desde que o Samba é Semba com direção de Luiz Filippo, roteiro de Aroldo Costa e Direção musical/ arranjos de Eduardo Neves.
Participou da gravação do disco FAMALÉ, juntamente com Marcus Viana, Zal Sissokho (Senegal) e Sérgio Pererê com estreia no Sesc Paladium – BH/MG.



DESIGN DE PERSONAGENS:


Samuel Vinícius Marcelino é graduando em Artes Visuais, com habilitação em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Entre 2011-2012 foi bolsista no projeto Universidade das Crianças da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando como animador, concept designer e ilustrador de cenários nos curtas metragens: "De onde vem a água do rio?", "Por quê os animais são diferentes dos seres humanos?","De onde vem a diabetes?".

Site pessoal:
http://smarcelino.blogspot.com.br/



ANIMAÇÃO ASSISTENTE:


Arielly Moraes Pereira está é aluna do curso de Cinema de animação e Artes digitais Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Tem como experiências profissionais: monitoria em fundamentos da animação e animação de personagem, UFMG e estagio na empresa Poeira Estúdio, Belo Horizonte - MG.
Site pessoal:
www.kawek.com.br/ariellymoraes



Mariana de Faria Marcondes é aluna do curso Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG. Trabalha no projeto Jovens Talentos para Ciência, onde desenvolve uma análise entre as características visuais de personagens animados entre diferentes técnicas de animação.

Contato: mari.n_n@hotmail.com


Leo Moore é animador e ilustrador formado em Artes Visuais com habilitaçÃo em Cinema de Animação pela UFMG.
Após lecionar animação como monitor da disciplina Fundamentos da animação na Escola de Belas Artes da UFMG, para o curso recém criado CAAD (Cinema de Animação e Artes Digitais), atuou como Diretor, Roteirista, Animador e Compositor para o curta Jailbreak, inspirado na música homônima da banda australiana AC/DC.
Participou de curta-metragens independentes de animação como 'Mais Valia', de Marco Túlio Ramos e '2004', de Edgard Paiva, ambos selecionados para o Anima Mundi, e o longa-metragem 'As Aventuras do Avião Vermelho' em 2011.
A partir de 2012, produziu um série de vídeos em Live-Action, como a série Jukebox Sessions, voltada para internet, e vinhetas e vídeos institucionais em técnicas mistas.
Atualmente, Leo é parte de um estúdio de design, animação e ilustração,sendo responsável por ilustrações e pela produção em vídeo do estúdio desde sua criação.

Sites pessoais:


Augusto Cesar Silva Reis é formado em Artes Visuais (Habilitação em Cinema de Animação) – UFMG - Minas Gerais (2008 – 2012) 
Fez Estágio no IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares) exercendo a função de artista gráfico e apoio nas áreas de informática e mídia (Nos períodos de 01/06/2008 a 31/12/2008, 01/01/2009 a 30/09/2009 e 01/10/2009 a 31/03/2010 pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP e bolsista no período de 01/04/2010 a 12/07/2010 do Programa de Desenvolvimento de Projeto PDJ da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD). 
Produção, Direção, Animação e Montagem do curta “Voo” – 2009 (raspagem na película). Acesso pelo link http://www.youtube.com/watch?v=pASwAoZwsJA
Produção, Direção, Animação e Montagem do curta “Peloamor” - 2009 (Stop-Motion). Acesso pelo link http://www.youtube.com/watch?v=6hQDbhtb8PY
Assistente de animação e filmagem no Filme “Passado Presente” – 2009 (Stop-Motion) 
Estágio na produtora FilmaVídeo – TVLotérica exercendo a função de editor de vídeo-propaganda (19/07/2010 – 05/10/2010). 
Monitoria da matéria Fundamentos em animação, do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Escola de Belas Artes – UFMG (04/10/2010 – 05/11/2010). 
Monitoria das matérias Cinema Projeto, Ateliês II e III, do curso de Artes Visuais – Habilitação em Cinema de Animação da Escola de Belas Artes - UFMG (04/04/2011 – 15/12/2011). 
Freelancer: Animação 2D (keyings e breakdowns) para vinheta Sabores de Minas – Produtora Alterosa Cinevídeo (05/2012). 
Assistente de edição e Logger na Campanha política de Betim – Prefeita e Vereadores (23/07/2012 – 03/10/2012). 
Edição do Curta Documentário em vídeo “80, 15 e 5” – 2012. 
Oficina de produção e edição de vídeo, ministrado junto à UFMG pelo programa Polo Jequitinhonha em Carbonita – MG (28/01/2013 – 01/02/2013). 
Produção, Direção, Animação, Montagem e Finalização do curta “A Carta” – 2013 (Stop Motion). 
Auxiliar de restauração na empresa Santo Restauro - Conservação e Restauração de Bens Culturais (15/05/2013 – 10/10/2013).
Animador assistente no curta de animação 2D – A Orelha de Van Gogh (10/2013 – atual) 

Contato e demoreel:
augustoreis1989@gmail.com




COLORIZAÇÃO:


Layne Juh tem formação em Artes Visuais - Artes Gráficas e Fotografia, pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Tem formação complementar nos cursos de Pintura Digital, Adobe Illustrator e Photoshop – Escola SAGA – B.H.; Oficina 30 imagens, com Ricardo Portilho na VI Semanária de Artes Gráficas da UFMG; Palestra: História da Fotografia, "Do documento à arte contemporânea: a fotografia no Brasil e no mundo - do Pós-Guerra aos dias de hoje", com o Professor Tibério França da Escola Guignard/UEMG; Seminário de Cinema "De Olhos bem Abertos" - Uma Análise do cinema contemporâneo; Linguagens e narrativas do cinema moderno, com o cinematográfico Pablo Vilaça e a prof. Dout(a). Ana Lúcia Andrade; Cursos de Extensão Fotografia Autoral ministrado pelos professores Guilherme Machala (escola de Imagem) e Flávia Peluzzo; e Estilismo de Calçado – Extensão – UFMG.
Em 2013 - Monitora de Fotografia Digital nas disciplinas de fotografia do curso de Artes Visuais e Design da Escola de Belas Artes da UFMG. (Março a Dezembro 2013)
2013 - Exposição 1ª Mostra de Fotografia EBA (UFMG), com trabalho Memória Contida.
2013 - Exposição OCASO, realizada no Espaço CentoeQuatro, com trabalho de fotografia.
2012 - Fotógrafa e Bolsista do professor do CECOR/UFMG Doutor Alexandre Leão no Projeto de transposição do Painel "Do descobrimento ao ciclo mineiro do Café" de Yara Tupynambá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
2012 - Overlapping Landscapes, common places (Brasil, Coréia do Sul, Canadá, Reino Unido e Finlândia) - Collective Body 2012 (Corpo Coletivo) - Projeto de Pesquisa em Arte, educação e novas mídias idealizado por Patrícia Azevedo (UFMG/ BR) e Clare Charnley (LMU/ UK).
2012 - Participante do Coletivo Missão:Gandarela, como fotógrafa, colaboradora e designer.
2012 - II Semana da Fotografia de BH - Espaço 104 - Coletivo Missão:Gandarela - Trabalho Fotográfico "Olhares Fragmentados" (com Gisa Portilho), designer do folder de divulgação/convite.
2011 - Diagramadora da 2ª Revista Pós da UFMG em conjunto com o aluno Tales Amorim.
2010 - 1ª Deriva - Mostra semestral coletiva de trabalhos dos alunos da UFMG - Centro Cultural da UFMG - Série Postais (em conjunto com Tai Costa) e elaboração em conjunto, do Folder de divulgação/Convite.
2010 – Fotógrafa de eventos, books e divulgação.
2010 – Designer Gráfica: Diagramação em geral.

Site e contato:
http://laynejuh.tumblr.com/
laynejuh@facebook.com




Arlen Henrique Siqueira é bacharel em Artes visuais, com habilitação em cinema de animação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Tem como formação complementar em 2013 - Tv a cabo, coordenado por hermes leal. com carga horária de 12 horas e realizado pelo CEMEC-SP; 2011 - Produção de cinema: do roteiro ao Lançamento comercial- minstrada por Elisa Tolomelli, pela MOSTRA CINE-BH/2011; 2009 - Capacitação para produtores audiovisuais. Minstrado por Steve Solot, Fábio Cesnik e Melissa Moreira pela MOSTRA CINE-BH/2009; 2002/2004 - Escola de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos - Curso de desenho Básico -Curso de narrativa visual( História em Quadrinhos).
Tem como experiência profissional 2013/2014: Animador assistente no filme de longa metragem “Miúda e o Guarda Chuva”- direção de Amadeu Alban e Jorge Alencar a ser lançado em 2014; 2013- Produtor, diretor e animador no videoclipe "JOÃO" da banda SANDÁLIA DE PRATA, selecionadopelo festival conexão animações- ano 3 - realizado pela cria cultura; 2013-Março Produções: -Animação de personagens para o vídeo: Detran-Rio com equipe Grimorium -Ilustração para o vídeo: encontro de conselheiros do Sebrae (https://vimeo.com/64336808); 2013-Direção e animação de personagem do book trailer “Senhor do Sono” de Adriano Gilberti (http://www.youtube.com/watch?v=zArw3B23gSw); 2013: Ilustrações para as cartilhas para Oficina de Idêias para projetos do Sesi/Fiemg: Escola Segura, Escola Móvel e Segurança no Trabalho; 2012: Ilustração de tabuleiros para o Jogo “Trilhas da Juventude” de Dener Carlos dos Reis; 2011/2012- Animador no projeto "Tudestória" de Luan Dias, selecionado pela lei municipal de Incentivo à cultura de 2010; 2009/2012- Bolsista de animação do projeto univerdidade das crianças da Universidade Federal de Minas Gerais -2012- Filme: De onde vem a diabetes? - Animador 2D digital - 2011- Filme: De onde vem a água do rio? - Animador 2D tradicional e digital - 2010 - Filme : Pra que temos Pele? - Animador 2D tradicional e colorização - 2010 - Filme: Como conseguimos lembrar de tantas coisas? - Animação e colorização - 2009 - Filme: O que o nosso corpo faz para que a gente cresça e se modifique?; 2011- Realizador, em conjunto com Haron Gomes, do curta-metragem, " Ovelho e o novo" de conclusão para o curso de Artes Visuais- habilitação em cinema de animação; 2010- animador assistente do curta-metragem " Mais Valia" de Marco Túlio Ramos Vieira; 2011- Ilustrações do livro Escrevendo palavras Modificando conceitos pela Caravana de Luz editora; 2010- animador assistente do curta-metragem " Mais Valia" de Marco Túlio Ramos Vieira; 2008 - Ilustrações do Livro a Casa de Dois mundos pela Caravana de Luz editora.

E-mail: agashq@yahoo.com.br
Portifólio: http://www.pinterest.com/agashq/portf%C3%B3lio/






















Nenhum comentário:

Postar um comentário